Recreatur Roteiros Culturais e Históricos  - O Recreatur é um projeto realizado há 6 anos no Bairro do Jaraguá, que oferece formação profissional e humanística para os jovens, e momentos de experiencia e aprendizado de forma divertida, a crianças e pré-adolescentes que participam das aplicações práticas do curso. Além disso, o Projeto proporciona o resgate da cultura e história dos bairros, que compõem a comunidade a qual estes fazem parte. Veja alguns resultados.Seu desenvolvimento ocorre em duas fases:

            1ª etapa: workshop sobre a elaboração e planejamento de atividades recreativas pedagógicas, a partir de técnicas de recreação e monitoria que serão discutidas e construídas com os adolescentes com idade entre 15-18 anos, baseadas em temas educativos, a fim de proporcionar um aprendizado divertido. Além disso, as atividades são aplicadas com alunos do Ensino Fundamental, objetivando o aperfeiçoamento da expressão verbal e corporal, frente ao público, de maneira adequada.

            2ª etapa: workshop sobre a criação de roteiros turísticos de lazer, a partir de conceitos básicos sobre lazer, turismo, recreação, inventário turístico e marketing, além da formatação de atividades recreativas pedagógicas complementares, e meios para divulgação, como: criação de folders, banners e site. Para isso, foi realizado um inventário turístico sobre o distrito do Jaraguá, a partir de instrumentos como pesquisa na internet, livros, pesquisas de campo, análise de paisagens e entrevistas com moradores; além da interpretação das informações coletadas e a explicação de forma lúdica e interessante. Também são realizadas visitas técnicas ao Parque do Ibirapuera, Parque Estadual do Jaraguá, Jardim Zoológico visando uma demonstração de exemplos práticos de monitorias, além dos já observados com os educadores do curso, que trazem larga experiência nesta área.